sábado, 15 de janeiro de 2011

VIVER É DESAFIANTE E APAIXONANTE!

          Um novo ano começa, novas energias brotam nos corações e devemos canalizá-las da melhor maneira para não desperdiçá-las ou deixá-las explodir, tomada pela ansiedade de querer fazer tudo ao mesmo tempo, estragando essa energia e contaminando-a pelo estresse desequilibrado.
Cada ano é um ano de superações, isso não significa que foi um ano de problemas. Na superação aprendemos, nos fortalecemos, voltamo-nos para dentro de nós, nos auto conhecemos, percebemos o outro, escutamos a voz da bendita sabedoria. Tudo isso quando estamos dispostos a superar as dificuldades, as novas experiências. Para isso precisa-se de muita coragem. Coragem para mudar, descobrir as fraquezas, enfrentar os julgamentos,  seguir em frente de cabeça erguida, melhorar. Infelizmente neste processo, acaba-se magoando algumas pessoas, mesmo sem querer, as vezes aquelas que mais se ama. Mas tudo tem um sentido de ser. Talves elas também precisem passar por essa dor para aprender e evoluir.
Novo ciclo, a vida passa por ciclos. Ama-se intensamente, apaixona-se, termina-se um relacionamento, começa-se um novo emprego, faz-se novas amizades, resgata-se... Todas as experiências sao válidas, não se deve ter arrependimento, nem medo de vivê-las, mas aprender com cada uma e estar disposto a recomeçar.
E a paixão? É preciso viver com paixão, no relacionamento a dois, no trabalho, no novo projeto que almeja...Isso se resume em paixão pela vida. Essa que impulsiona, gera energia, coragem, abre portas para novos projetos, melhora a saúde e a alma. O mundo agradece porque as pessoas apaixonadas se tornam mais sensíveis e humanas, então porque não viver com paixão? Esta pode não ser a teoria mais certa. Mas quem pode julgar o que é certo? A moralidade da sociedade capitalista?
É preciso aprender a escutar a voz do silêncio para poder fazer a caminhada da vida da melhor forma, contribuindo para o próprio crescimento, o do  outro e o do planeta. Um crescimento voltado para o bem, a paz, o cultivo do ser.
E assim os ciclos vão se repetindo e tornando as pessoas seres humanos melhores, mais evoluídos, mais felizes e a vida é isso: aprendizagem, crescimento, felicidade. Pode ser tão simples e tão bom viver. Mas infelizmente o ser humano tem a mania de complicar o que não precisaria ser complicado. É desafiante sim, viver! Mas quem disse que desafio é ruím?
Com essa energia gerada pela paixão, se pode ir firme no propósito almejado, estudar, trabalhar, amar, ajudar e ser feliz.
Todos tem uma missão, mas nem todos, infelizmente, escutam sua voz interior. E principalmente quando se está em meio a turbulências é preciso parar e refletir, antes de se revoltar e se precipitar. Cada um pode ser um missioário e transmitir da melhor forma seus ensinamentos, o que aprendeu pelo amor ou pela dor, contribuindo para tornar essa sociedade melhor e mais feliz!