(Esse texto foi produzido a partir de uma homenagem que fiz à um primo que se formou em engenharia civil. )
"Semear flores, semear paz, fazer a sua parte, independente do nível de instrução. E assim contribuir com o desenvolvimento de uma nação, através de seu próprio desenvolvimento humano, evoluindo seu SER, sim o SER em primeiro lugar." Porém, o acesso à leitura, à escola e à universidade, ampliam, dinamizam esse horizonte e podem tornar essas pessoas letradas. Facilitando o acesso e a construção de novos conhecimentos.
O conhecimento possibilita a humanidade o progresso, a evolução. A educação ajuda o ser humano a cuidar melhor da saúde, dos filhos, lhe dá um poder maior de crítica construtiva, de opinião, de diálogo, investigação e análise dos fatos que estão à sua volta.
Infelizmente vivemos em um país que ainda não estimula seu povo à educação formalizada, à leitura, ao desenvolvimento intelectual. Por isso caros colegas que possuem seus títulos, graduados, especialistas, mestres, doutores ou pós doct.. nós ainda somos uma pequena parcela da população que chegou a universidade e temos um dever com essa sociedade: Trabalhar para sua evolução intelecto moral. Vocês sabem disso, só estou relembrando.
Estamos vivendo em uma sociedade doente, em praticamente todos os setores. Portanto que cada um dentro da sua área de conhecimento possa dar o melhor de si. Porque, infelizmente, muitos de nossos colegas estão usando esse poder intelectual para praticar a corrupção, para roubar e matar.
Que com honestidade, alegria e humildade, jovem formando, você possa contribuir para o desenvolvimento sadio dessa sociedade, fazendo a sua parte como engenheiro e como homem, porque lembre sempre que “não é o diploma, a aparência ou o quanto se tem na conta bancária que fazem o homem, mas o caráter e a humildade com que conquistam seus ideais. Então, não só pela minha idade, porque como diz Scheksper a experiência vem pelos fatos que você viveu e não pela idade que se tem, mas pelos anos de trabalho na educação, na administração, convivência com diferentes escolas, universidades, pessoas e classes socias, níveis e áreas acadêmicas diferentes, me sinto no direito de citar pontos importantes, para você lembrar nessa nova jornada e que serve pra todos os profissionais iniciantes ou não: Humildade, respeito, paciencia e ética:
Humildade para assumir que não sabemos tudo e nunca saberemos, porque a aprendizagem é constante até o fim de nossa passagem nesta terra. E sábio é homem que reconhece que não sabe tudo e está disposto a aprender sempre;
Respeito e ética para reconhecer a importância de todas as áreas do conhecimento, nunca menosprezando ou discriminando o colega pelo nível de estatus que sua área ocupa ou pela universidade que ele frequentou: o médico um dia precisou do engenheiro para projetar sua clínica, o engenheiro um dia precisou do médico para tratar sua gastrite, ambos precisaram do professor para chegar até aqui; E dificilmente, quando você está recebendo os serviços de um profissional, pergunta em que universidade ele se formou. Mas o que vai realmente contar é a competência e a qualidade do seu serviço;
E ser humilde suficiente para não deixar que esse poder lhe suba a cabeça. Reconhecendo que aquele que um dia não pode estar num banco escolar ou que não é engenheiro, mas ajuda a construir a obra que você projetou ou projetará, também é humano e merece todo o seu respeito e paciência. E merece viver dignamente e ter seu espaço na sociedade como todo ser que habita o planeta.
Meu sonho como professora pesquisadora e penso que também de você engenheiro e de todos que chegaram e saíram da universidade com o seu merecido diploma, é que toda essa nação um dia possa passar por um banco escolar e ter dignidade de vida, de educação, de saúde, de segurança, de emprego e assim qualidade de vida para todos nós!
E você pode edificar isso em seu projetos: reivindicando os direitos do oprimido, participando da construção social e assim do desenvolvimento da maior obra da sua vida: o bem humano!
Primo, bem vindo ao grupo do 3º grau completo, sucesso e seja feliz nessa profissão que você escolheu, lembrando sempre que nunca é tarde para recomeçar!