terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MOMENTOS

A medida que se cresce, com as experiências, as conquistas e os obstáculos, se percebe que a vida é feita de momentos. E falar, da boca pra fora que é preciso viver o momento é fácil, mas o que muitos não sabem é o significado real disso. "Viver o momento é não pensar exageradamente no futuro e não sofrer com o passado". Porque quando estamos num momento e nos angustiamos com o futuro ou sofremos ao pensar no passado, não estamos sabendo viver o momento, e aquele dia da nossa vida, parece que ficou em branco. Porque ficamos presos no passado e no futuro e acabamos não vivendo o presente.  Viver o momento se aplica em todas as áreas da nossa vida, tanto nos relacionamentos, quanto na família, nos estudos, na carreira profissional...
E os momentos são únicos: aquela turma do colégio que se reunia para acampar, nunca mais será a mesma; a aula que aquele professor lecionou, pode nunca mais ser a mesma; aquela oportunidade de emprego, pode não bater duas vezes na sua porta; a emoção da colação de grau da primeira faculdade vai ser única; comemorar com os amigos a defesa de sua tese de mestrado ou doutorado, "não é todos os dias que você vai se tornar mestre ou doutor"; visitar aquele país, pode ser sua única oportunidade; seu filho não terá dez anos para sempre; viver aquela paixão, aquela aventura.... tem que viver enquanto durar. Mas há que se ter o cuidado para não cair na ilusão e pensar que aquele momento vai ser eterno e depois quando acabar cair no sofrimento. A festa vai acabar; os namorados precisam voltar para casa, depois daquele dia maravilhoso; o curso vai acabar e a turma vai se separar...
E também não deixar pra depois o que se pode viver hoje. Pensando que se pode deixar para comemorar amanhã, que não é preciso deixar pronto hoje porque pode se terminar depois, que se pode deixar para visitar o amigo ano que vem. O hoje é a única certeza que temos!
E ficar fazendo algo, pensando no que se tem para fazer amanhã, também não é bom. Estar brincando com seu filho com a cabeça naquele negócio que você precisa fechar no seu tabalho...pof exemplo. Depois se sofre, porque não viveu naquele dia com a intensidade que deveria, porque ficou preso à um futuro que não é certo. E a página daquele dia ficou em branco!
Outra ilusão é viver hoje presa no passado. Pensando que sua profissão vai ter sempre a emoção do primeiro dia de trabalho, que você vai poder ter uma formatura todo ano como aquela, que na festa de fim de ano a família vai estar toda reunida como no outra ano, que o namoro com seu marido vai ser sempre como a primeira vez.
E o leitor vai pensar, que coisa complicada é viver o momento! Sim é complicado porque o ser humano complica. E a maioria não vive o momento e sua vida se torna estressante e sem graça. E isso acontece porque a maioria das pessoas não está em equilíbrio com seu EU. Gerando ansiedade, compulsividade e vários transtornos que tornam a mente perigosa e a vida complicada.
Augusto Cury em seu livro " A fascinante construção do EU" destaca a importância das escolas de ensino fundamental e médio, bem como as universidades, desenvolverem as habilidades do EU.
O EU está esquecido em nossa sociedade. Há um trabalho para o desenvolvimento externo e não para o desenvolvimento interno. Isso é texto de auto ajuda? Chame como quiser, mas sem equilíbrio não há desenvolvimento humano. Vamos aprofundar esse assunto em outro texto.
Agora comece a fazer sua auto avaliação em relação a viver o momento! Experimente viver o momento com intensidade! Mas se estiver sendo um sofrimento para você viver o momento e você sentir que as páginas de sua vida parecem estar em branco é hora de ligar o alerta: você precisa de ajuda, precisa entender seu EU para encontrar o equilíbrio e poder crescer e desenvolver todas as áreas da sua vida de forma saudável e ser uma pessoa verdadeiramente feliz!

2 comentários:

  1. Olá! Agradeço sua adesão ao meu site(blog) e estou vindo aqui pela primeira vez. Mas haverá outras. Você é brasileira e estuda no Paraguay ?
    Gostei de seus textos,vou ler mais e dar minha opinião com mais tempo.Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz. Respondendo suas perguntas, sim sou brasileira e estudo no Paraguay, mais especificamente na capital, Asunción.

    ResponderExcluir